4 dicas para se motivar a correr

.

A corrida é uma forma de exercício com inúmeros benefícios para a saúde. Mesmo assim, para ter sucesso no treinamento é preciso ter paciência e sempre manter um alto nível de motivação. Como conseguir isso?

Correr é um dos exercícios com mais benefícios para a saúde, tanto física como mental. É por esta razão que cada vez mais pessoas decidem se motivar para correr.

Os benefícios da corrida a nível físico são inegáveis: melhora a composição corporal, a saúde cardiovascular, aumenta a força das pernas. No entanto, a nível psicológico as suas contribuições não são tão conhecidas. No plano mental, este exercício é capaz de melhorar o humor e aumentar a autoconfiança.

.

Experimente estes truques para se motivar a correr

Apesar de todos os seus benefícios, correr não é igualmente satisfatório para todos que o experimentam. Isso acontece muitas vezes porque você tenta ir a um ritmo mais alto do que o corpo é capaz de dar.

Anúncios

Por outro lado, uma das maiores vantagens da corrida é que é um exercício que não requer material ou local especial; você só precisa ter sapatos adequados. Por todos esses motivos, aqui estão algumas dicas para se motivar a correr.

  1. Melhor correr acompanhado do que sozinho

Correr é uma forma de exercício que pode ser feito sozinho ou com alguém. Ambas as formas estão corretas, mas é verdade que procurar um parceiro de corrida traz benefícios adicionais em termos de desempenho e motivação.

Em primeiro lugar, correr com outra pessoa é uma forma de fortalecer o compromisso. Quando você corre sozinho, é mais fácil encontrar uma desculpa para ficar em casa, mas com outra pessoa você desenvolve um senso de dever mais forte.

Por outro lado, praticar exercícios na presença de outras pessoas pode melhorar o desempenho. Isso é conhecido na psicologia como facilitação social. Ou seja, realizar um exercício conhecido na presença de outras pessoas produz um aumento na ativação que é canalizado para um aumento no desempenho.

  1. Escolha locais que proporcionem estimulação visual

A maioria das pessoas, quando sai para correr, tende a escolher lugares que lhes são familiares. A familiaridade é em parte uma qualidade positiva, pois conhecer a rota facilita o gerenciamento dos esforços. No entanto, a escolha de lugares familiares também aumenta as chances de o exercício ser enfadonho.

Para evitar isso, a melhor solução seria explorar novas rotas. Desta forma, não só é possível aumentar a motivação ou curiosidade, mas a estimulação visual pode fornecer uma distração eficaz da sensação de fadiga.

  1. Estabeleça metas de distância, não de tempo

Um dos pilares fundamentais da motivação é o estabelecimento de metas. Em termos gerais, podem ser de 2 tipos: desempenho, se o que se busca é obter resultados; ou progresso, se o objetivo for melhorar as habilidades.

Para se motivar a correr, é melhor definir mais metas de progresso e menos de desempenho. Com isso, uma abordagem mais apropriada seria focar na distância percorrida ao invés do tempo que é suportado.

O aumento da distância percorrida deve ser gradual e sempre de acordo com o ritmo do progresso pessoal. Além disso, você não pode esquecer de reforçar verbalmente cada progresso que fizer.

  1. Beneficie-se do poder da música

Se você decidir correr sozinho, poderá ter um desempenho melhor aproveitando o poder da música. Incluir música em suas rotinas de treinamento é uma forma eficaz de aumentar a motivação.

Ao fazer uma lista de reprodução para se motivar a correr, é importante observar que as músicas com uma batida energética funcionam melhor do que aquelas com uma batida lenta. Além disso, um melhor resultado será obtido se a letra da música contiver uma mensagem positiva e otimista.

Não dê mais voltas e se motive a correr

O pior inimigo para iniciar qualquer atividade são as dúvidas e a insegurança. Depois de se livrar deles, a estrada se torna muito mais suportável.

Em suma, motivar-se para correr é saber lidar com metas e reforços. Os reforços podem ser internos – parabenizar-se por atingir um objetivo – ou externos – descobrir um novo lugar, desfrutar da companhia de um amigo ou ouvir uma música agradável.

Com tudo isso, não espere mais: estabeleça um plano de treinamento adequado às suas habilidades e calce seus tênis esportivos preferidos. Vários quilômetros de ruas e caminhos esperam por você!