Veja alguns cuidados quando se corre na 3a idade

.

Existe em algumas pessoas a ideia de que a atividade física é apenas para gente jovem, ou pelo menos, para pessoas que não estejam na terceira idade. Então, se falarmos em corrida, o preconceito é ainda maior. Contudo, se alguém chegou até a uma idade avançada tendo como atividade regular a corrida, porquê parar agora? A corrida, se praticada corretamente, é uma atividade física com enormes benefícios para o organismo, e isso não se altera com o avançar da idade. Aliás, esse mesmo exercício físico regular e moderado, aliado a uma alimentação saudável tem como consequência o próprio retardar do envelhecimento.

No entanto, como facilmente se percebe, à medida que os anos avançam, há cuidados que o idoso deve ter quando corre. Afinal, a idade não perdoa, e o corpo sofre um natural desgaste. Dessa forma, é necessário ir alterando o treino, de maneira que a corrida seja realizada de modo a beneficiar o seu corpo, e não o contrário. Em seguida poderá conhecer os cuidados que um idoso deve ter quando pratica corrida.

Cuidados que o idoso deve ter quando corre

• Antes de mais, é importante perceber que o idoso já não tem os seus ossos com a mesma solidez que tinham antes. Dessa forma, uma queda tem consequências mais graves nesta idade do que teriam anos antes. Assim, há que adotar um tipo de corrida ou caminhada mais defensiva de modo a prevenir quedas.

• Numa idade mais avançada, não há lugar a riscos desnecessários. Assim, conheça a sua frequência cardíaca máxima, e respeite-a quando estiver a correr.

Anúncios

• Os músculos e tendões de um idoso não têm já a mesma flexibilidade de outros tempos. Assim, mais premente se torna a realização de um aquecimento no início do treino, e alongamentos no final.

• Cada atleta é único. Assim, cada um tem um ritmo próprio para realizar uma atividade física de forma saudável. Por isso, não vá atrás dos outros, fazendo esforços exagerados.

• Corra ao seu ritmo e respeite o seu corpo.

Siga estes cuidados sempre que corre, e continue a usufruir desta fantástica atividade física por muitos anos.

Feliz corrida