Quer sair do sofá? Veja algumas dicas?
Praticar esporte de forma regular e deixar o sedentarismo tem um efeito poderoso no nosso organismo. Além do aumento da disposição, alívio do estresse e melhora do sono, ajuda a prevenir doenças cardíacas, hipertensão e diabetes.
Mas mesmo sabendo dos benefícios, muita gente ainda encontra dificuldades de ter uma vida ativa, o que pode ser alterado com algumas dicas simples e efetivas.
Disciplina é a senha
Antes de mais nada, disciplina é a senha: você precisará decidir se quer realmente mudar de vida e fazer uma atividade física e se programar da mesma forma quer cumpre seus horários de almoço, café da manhã e horário de dormir. Precisará agendar seu compromisso com a atividade física. Por exemplo, se você tem um horário livre entre o almoço e o retorno ao trabalho, pode, muito bem, programar fazer uma caminhada de 10 minutos, duas vezes por semana, para iniciar. E vai alimentando o volume de acordo com o passar do tempo e sua disponibilidade, em um ritmo confortável. Transforme esse horário em sagrado para a atividade física. Detalhe, isso precisa virar uma rotina e fazer em dias intercalados… Como a maioria das pessoas tem celular, você pode baixar um aplicativo que marque sua distância percorrida. Um dos aplicativos interessantes é o Strava, que acumula seus dados e você pode comprar seu histórico., ensina o Prof. Luis Tavares.
Por isso, separamos cinco passos que ajudam qualquer pessoa a colocar o esporte na rotina e colher seus benefícios.
- Escolha uma modalidade que te dê prazer
O primeiro passo para deixar o sedentarismo é escolher uma modalidade esportiva prazerosa para praticar. E isso pode significar coisas diferentes para cada pessoa.
Corrida, ciclismo, musculação, crossfit… cada esporte traz um tipo de benefício e se encaixa melhor no gosto de um perfil de praticante. Encontrar o seu esporte é o primeiro passo.
- Treine perto de casa ou do trabalho
Não adianta achar uma modalidade e se apaixonar por ela se você não conseguir encaixá-la na rotina. Treinar perto de casa ou do trabalho é um fator que ajuda milhões de atletas pelo mundo a manter a assiduidade e ganha ainda mais importância em grandes cidades por eliminar os deslocamentos e a consequente perda de tempo no trânsito.
Uma alternativa eficiente é utilizar a academia do prédio como ‘sede’ dos treinos. Os condomínios mais recentes têm espaços esportivos tão completos quanto diversas academias comerciais. E quando você acabar o treino, é só pegar o elevador e voltar para casa.
- Envolva-se em atividades cotidianas
Outra maneira para ter uma vida menos sedentária é se movimentar em atividades simples no dia a dia. Sabe o treino na academia do prédio? Use as escadas na hora de voltar para casa.
Trocar o elevador pelas escadas, em casa e no trabalho, é uma alternativa. Outra é fazer alguns deslocamentos diários a pé ou de bicicleta, em vez de usar o carro. Esse tipo de atitude ajuda a moldar seu condicionamento físico e vai ajudar na evolução.
- Estipule metas alcançáveis
Traçar metas é uma das maneiras mais eficazes de garantir motivação para os treinos por um período longo. Só é preciso garantir que estes objetivos sejam compatíveis com seu condicionamento físico e tempo dedicado ao esporte.
Estipular uma meta impossível de ser alcançada pode gerar o efeito contrário ao desejado, a frustração.
- Treine com amigos
Treinar ao lado de amigos também pode ser um impulso importante para quem quer colocar o esporte no dia a dia. Além de a atividade ficar mais divertida, o senso de compromisso de saber que alguém está te esperando para treinar diminui a chance de desistência.
Compartilhar os resultados com os amigos, presencialmente ou virtualmente, é outro motivador poderoso.
By Consultoria: Prof. Luis Tavares
E.C. Tavares – Assessoria Esportiva