Saiba identificar dor no quadril

Por ser uma articulação localizada mais profundamente no corpo em relação às outras juntas dos membros inferiores, muitas vezes é vista como complexa e menos intuitiva.

O quadril é uma articulação localizada mais profundamente no corpo em relação às outras juntas dos membros inferiores. Por essa razão, muitas vezes ela é vista como complexa e menos intuitiva para o corredor. Não é como no joelho, por exemplo, em que basta dizer “dói na parte da frente” e está tudo explicado. Lesões relacionadas ao quadril podem gerar dor na lateral da coxa, na virilha, na frente da perna e em vários outros lugares, tornando difícil para um leigo explicar exatamente a estrutura que dói. Então, nessa coluna vou correlacionar os locais mais frequentes de dor às suas respectivas estruturas anatômicas e lesões.

 

Dor na virilha

Incomodo nessa região representa algo de errado na junta do quadril especificamente, onde o fêmur se liga à pelve. Como já dito, essa articulação é muito profunda e pensar que ela está na lateral da coxa, superficialmente, é um engano comum. Ela está muito mais perto da virilha do que da superfície da perna.

Dores na virilha podem vir de desgaste na articulação, como a osteoartrose, ou lesões em estruturas ali localizadas, como o labrum acetabular (uma espécie de capa do quadril).

Problemas na articulação sacroilíaca, que fica no final da coluna, podem também gerar uma dor reflexa na parte anterior da virilha.

Anúncios

 

Dor na frente do quadril (em frente a coxa)

Nessa região passam dois músculos importantes: o ílio psoas e o reto femoral. Dores nessa parte da perna normalmente representam tendinites nos tendões de algum desses músculos.

 

Dor na lateral do quadril (na parte lateral da coxa)

Esse é o local de maior incidência de lesões em corredores. As mais frequentes são tendinite do glúteo médio e bursite.

 

Dor na pelve (bacia)

Algumas vezes o incomodo parece estar acima do quadril, quase já no tronco. Caso seja na parte de trás da pelve, é provável que seja uma inflamação no ventre muscular do glúteo médio. Já se a dor for na região lateral, pode ser algo relacionado aos músculos abdominais ou origem da banda iliotibial.

Com essas informações, espero que seja possível entender um pouco melhor o que esteja acontecendo em seu corpo. Mas vale lembrar que nada substitui o diagnóstico de uma profissional da saúde.

 

Raquel Castanharo

Fisioterapeuta formada e mestra em biomecânica da corrida na USP. Realizou pesquisa em biomecânica da coluna na Universidade de Waterloo, Canadá. Trabalha com fisioterapia e avaliação biomecânica em São Paulo e Jundiaí. Acesse :: www.raquelcastanharo.com.br