Eliud Kipchoge em busca da maratona sub-2h

O grande maratonista Eliud Kipchoge acaba de informar que tentará novamente correr abaixo de 2 horas uma maratona, através do projeto “Ineos 1:59 Challenge”.

Esta será a segunda vez que Eliud Kipchoge, considerado por muitos o melhor maratonista da história, tentará correr a maratona sub-2h. A primeira foi no projeto “Breaking2”, criado pela Nike para tentar superar a icônica barreira das duas horas na distância da maratona.

A tentativa oficial de quebra da marca foi em maio de 2017, no Autódromo de Monza, na Itália. Kipchoge foi quem mais se aproximou do sonhado feito, correndo a 2h00min25s.

A marca é a mais baixa da história para a distância, mas não é considerada recorde mundial da maratona, já que o percurso não é homologado pela Federação Internacional de Atletismo (Iaaf) e por não cumprir todas as regras tecnicamente exigidas.

Façam suas apostas

O projeto “Desafio Ineos 1:59” busca quebrar um dos maiores desafios do esporte, que é diminuir as 2 horas em uma maratona, assim como foi diminuir os 4 minutos na milha alcançada em 1964, com Roger Bannister.

Por enquanto não tem uma data nem lugar, mas provavelmente será em 13 de outubro deste ano. O projeto é financiado pelo bilionário britânico e fã de esportes Jim Ratcliffe.

Anúncios
Londres 2019

O conceito do projeto é o de encontrar um trajeto ideal e diferente do que ocorreu em Londres, corrida em que esse tempo poderia ter sido batido. Só não ocorreu por causa do vento e mesmo assim Kipchoge venceu com o tempo de 2:02:37. O próximo passo será buscar efetivamente as condições ideais utilizando carros como um escudo gigante usados contra o vento e corredores lebres que irão ajudar a orientar o caminho.

Para Kipchoge é totalmente possível abaixar as 2 horas em uma maratona, e a verdade é que acreditamos nele. Se tomarmos os tempos que para o ano de 2017 nas maratonas atuais: exemplo em Berlim 2017 fez 2.03: 32, e projetou seu recorde de 2:01:39 em Berlim 2018, dá-nos claramente que melhorou muito quando tento 2017 e fez 2:00:25 em perfeitas condições.

Eliud Kipchoge, o eritreu Zersenay Tadese e o etíope Lelisa Desisa dedicaram-se meses à preparação, tiveram seus corpos estudados por cientistas e até ajudaram no desenvolvimento de novos produtos para obter o feito.

 

Você acha que ele vai conseguir?