Correr deixa as pessoas mais felizes

Parceria da USP com a plataforma Strava aponta índices positivos entre aspectos que trazem felicidade e a corrida de rua.

Ter mais tempo com seus amigos, fazer novas amizades, se sentir autoconfiante, estar saudável fisicamente, relaxar e minimizar o estresse da vida cotidiana fazem parte do universo de ações que melhoram o humor e deixam as pessoas felizes. Segundo uma pesquisa realizada pelo GEPECOM da Universidade de São Paulo (USP) em parceria com a plataforma Strava, 81% dos participantes apontou a corrida como o elo de todos os caminhos até a felicidade.

O Strava é uma rede social para atletas considerado a principal plataforma de tecnologia para fitness que conecta milhões de pessoas que praticam esportes através de aplicativos para dispositivos móveis e um website. Dos 1.154 participantes da pesquisa, 91% responderam que correr traz qualidade de vida; 59% acreditam que a corrida é uma ótima oportunidade de passar mais tempo com os amigos; 94% veem nessa atividade física um caminho para se manter saudável; e 90% creditam à corrida o motivo para se manterem fisicamente ativos.

Quando o assunto é o sentimento de autoconfiança que a corrida gera em cada pessoa, 80% confirmaram que se sentem assim após correrem. E 90% se sentem menos estressados depois do corre, seja um treino ou uma prova. O questionário foi aplicado aos usuários da rede social com mais de 5 milhões de usuários no Brasil.

Ainda na mesma pesquisa, em relação ao fato de que correr traz um sentimento de maior felicidade, 92% afirmaram se sentir bem depois de correr e 90% declararam que correr ajuda a aliviar o estresse mental. Os percentuais expressivos não param por aí: 89% responderam que correr deixa o indivíduo mais feliz; 87% que as corridas ajudam a diminuir a tensão e a ansiedade; e 80% que correr traz um sentimento de autoconfiança.

– A pesquisa mostrou que um número muito significante de pessoas corre por qualidade de vida, para se sentirem bem e que correr dá para eles sentimento de felicidade e bem estar. Nesse processo de atividades físicas, o Strava se mostrou um importante parceiro do público pesquisado, pois permitiu a seus usuários se relacionarem de imediato com sua rede de contatos – reforçou Ary Rocco, coordenador do GEPECOM.

Anúncios

Entre os entrevistados, 94% declararam fazer atividades físicas, no mínimo, três vezes por semana. O alto volume de treino entre os usuários do Strava que responderam à pesquisa ajuda a entender o porquê 71% já participaram de, no mínimo, uma prova de corrida de rua. Quando a pergunta foi se a corrida ajuda a mantê-los fisicamente ativos, 90% dos entrevistados disseram que sim, sendo que 72% concordam totalmente e 18% concordam.

 

 

Redação