Veja o que o desgaste do tênis diz sobre sua pisada

A fisioterapeuta Raquel Castanharo afirma que é normal p tênis de corrida ficar mais desgastado de um lado do que do outro.

Entenda:

É comum ficar preocupado ao ver que o tênis de corrida teve um maior desgaste de um lado do que do outro. E se eu puder adivinhar, aposto que o seu tênis gasta mais do lado de fora, não é mesmo? O de quase todo mundo tem esse mesmo desgaste, e isso não quer dizer nada demais. Aliás, é um bom indício de que não há nada de errado com a sua pisada.

É na aterrissagem que o material do solado do tênis mais sofre. O pé bate no chão com velocidade, e ocorre o impacto do peso do corpo. Portanto, é a posição do pé nesse momento que mais influencia no desgaste do tênis, e a posição normal do pé nesse momento é levemente inclinada para fora (em termos técnicos, o pé está em supinação). E assim, vê-se um maior desgaste na parte de fora do tênis, totalmente normal.

Mesmo quem tem a pisada classificada como pronada, aquela em que o pé cai para dentro, também pode ter um tênis mais desgastado do lado de fora, porque tal pronação acontece somente no meio da passada, momento que não gera tanto desgaste no tênis.

Por isso, não é preciso ficar muito alarmado com um desgaste irregular dos calçados. Ele sozinho não é capaz de determinar se há algum problema com o movimento. E além disso, é importante ter em mente que pequenas assimetrias do corpo são normais e esperadas.

Anúncios

 

By Raquel Castanharo – Fisioterapeuta formada e mestra em biomecânica da corrida na USP. Contato: raquel.castanharo@gmail.com