Pesquisa aponta tendências para o Mercado Fitness
A pesquisa de tendências da ACMS – American College of Sports Medicine é publicada há 12 anos e em 2018 contou com a participação de mais de 4.100 profissionais do segmento, em diversos países.
A Worldwide Survey Of Fitness Trends apresentou 40 diferentes plataformas de saúde, que foram colocadas em ordem de importância e grau de adoção entre os profissionais entrevistados.
28% deles é Personal Trainer.
A ideia é antecipar o que mais vai aparecer neste ano nas academias, aulas, conteúdo e treinamento.
Em Baixa
Ainda na área de tecnologia temos uma das maiores tendências em baixa para 2018: os aplicativos de exercícios. Se por um lado os aparelhos e vestimentas ganham espaço, os aplicativos caíram da 17a para a 26a posição neste ano.
Hipótese: os celulares estão perdendo espaço para os relógios como parceiros ideias dos exercícios e mais, os aplicativos têm dificuldade em reinventar ferramentas. É sempre o mais do mesmo.
Outra prática em queda é o Exercício como Remédio: O conceito despencou 5 posições, entre 17 e 18, passando de 7o para 12o item de maior apreço entre os profissionais de saúde. Parece que o equilíbrio entre terapias de tratamento volta a ter importância.
Em Alta
Apontado como grande prática para 2018 está o estilo de treinamentos HIIT, despontando como primeiro colocado, entre as modalidades de exercícios.
HIIT é a abreviação de High Intensity Interval Training, termo inglês para Treino Intervalado de Alta Intensidade. Conforme o nome indica, o HIIT envolve exercícios aeróbicos realizados em alta intensidade por um curto período de tempo, intercalados com momentos de descanso.
Em segundo lugar está o treinamento em grupo: Atividades coordenadas entre grupos de amigos, com dinâmicas de integração parecem ganhar espaço na motivação para uma vida mais saudável.
Em terceiro lugar, tecnologia: A chamada Wearable Tech – ou tecnologia vestível – ganha importância para os profissionais da área. Uma tradução simples desse termo seria “tecnologia vestível” ou “tecnologia de vestir”. Os exemplos mais comuns são óculos, relógios e sapatos. Esses itens à la James Bond integram moda e funcionalidade e são capazes de gerar, armazenar e transmitir informação.
Pode parecer algo surreal, mas não é. Empresas como Google, Apple, Samsung e Nike já estão investindo pesado em desenvolvimento. Enquanto alguns produtos estão dando bastante trabalho para sair do papel (é o caso do Google Glass), outros já estão razoavelmente acessíveis no mercado.
Estabelecemos, portanto, que as wearable technologies são uma realidade e apresentam potencial comercial.
Confira a lista completa com as práticas mais citadas pelos profissionais de qualidade de vida pelo mundo.
Você faz parte de alguma destas tendências?
Top 20: Tendências Fitness 2018
- HIIT
- Treinamento em grupo – aulas coletivas
- Wearables
- Treinamento com peso corporal
- Treinamento de Força
- Profissionais de fitness educados, certificados e experientes.
- Yoga
- Personal Training
- Programas para terceira idade
- Treinamento funcional
- Exercício e perda de peso
- Exercício é remédio
- Personal Training em pequenos grupos
- Esportes ao ar livre
- Flexibilidade e mobilidade usando rolos
- Licenciamento para profissionais de fitness
- Treinamento em circuitos
- Wellness Coaching
- Exercícios de Core
- Treinamento esportivo
By www.fdc.org.br