O que fazer após uma maratona

Você acabou de correr uma maratona, é um iniciante nessa distância, e agora está se perguntando o que fazer? A resposta é descanso e recuperação. Costumamos dar muito valor ao período de preparação para uma prova longa, mas os dias após a corrida são tão importantes quanto, pois o que você faz neles pode influenciar seu desempenho em provas futuras, a ocorrência de lesões e até a condição de seu sistema imunológico.

Logo após a prova e um dia depois o principal é: hidratação e repouso total. Correr longas distâncias causa inflamação e pequenas lesões nas fibras musculares. A recuperação completa pode levar até 2 semanas, então qualquer atividade intensa nesse período pode resultar em lesão.

Imersões no gelo, embora tenham se tornado conhecidas, não se mostraram eficazes em pesquisas recentes. E alongamento intenso da musculatura pode atrasar a recuperação muscular ao invés de ajudar. Então, a melhor medida que você pode tomar para se recuperar mais rápido é permitir que o corpo descanse.

Um estudo com maratonistas mostrou que o sistema imunológico fica comprometido de 3 a 14 dias após uma prova. Isso pode ser parcialmente inferido para a meia-maratona também. O excesso de treinamento após a prova pode levar a uma queda do sistema imunológico e o aparecimento de doenças.

Uma atividade física leve, de preferência distinta da corrida, como natação e alongamentos, seria o ideal a partir do quarto dia pós-prova. Se neste período a musculatura ainda estiver dolorida uma massagem esportiva pode ajudar.

O retorno às corridas pode ser iniciado em torno do quinto dia, mas de forma leve e com aumento progressivo, lembrando que o período de recuperação completa leva em torno de 14 dias.

Anúncios

Após completar uma distância que seu corpo não está habituado lembre-se: menos é mais e ficar alguns dias sem correr hoje significa mais corridas saudáveis amanhã.

 

Raquel Castanharo

Texto originalmente publicado na minha coluna no Eu Atleta: www.euatleta.com