Fortaleça os músculos certos para uma corrida saudável

Fisioterapeuta Raquel Castanharo diz quais são os grupos musculares protagonistas na corrida que não podem ser esquecidos no seu treino.

Manter os músculos fortes é importante para a corrida. Eles são os motores do corpo, dando potência aos movimentos, além de também protegerem as articulações contra lesões. Alguns grupos musculares são protagonistas na corrida e por isso não podem ser esquecidos. Caso você esteja com o tempo apertado ou não goste muito de exercícios de fortalecimento, foque nesses músculos para manter sua corrida saudável.

Panturrilha

O “tríceps da perna” tem duas funções muito importantes na corrida: amortecer o impacto e impulsionar o corpo. No amortecimento esse músculo trabalha de força excêntrica, ou seja, freia o movimento. Já na impulsão ele funciona de maneira explosiva, com bastante força, em uma contração chamada de concêntrica. Por isso a panturrilha dever ser treinada de ambas as formas. Duas sugestões de exercícios são: pular corda e subir na ponta dos pés em cima de um degrau.

Glúteo máximo

É um propulsor do corpo, juntamente com a panturrilha. Ainda existe certo preconceito com o treino desse músculo, mas não deveria, pois uma corrida eficiente depende muito dele. Um bom exercício é o agachamento.

Anúncios

Glúteo médio

Ele fica na lateral do quadril e é o principal responsável pela postura do joelho. Sem sua ação a perna “cai para dentro” em um problema chamado “valgo dinâmico”. Elevar a perna esticada para o lado, com um peso, é uma forma de fortalecimento.

Quadríceps

O músculo que fica na parte da frente da coxa participa da absorção de impacto, da impulsão e da proteção do joelho. A cadeira extensora e o agachamento são bons exercícios para eles.

 

Por Raquel Castanharo, Jundiaí, SP  – Site ‘Eu Atleta”