O que é a nutrição esportiva

A Nutrição Esportiva vem crescendo a cada dia, é uma área que aplica a base de conhecimento em nutrição, fisiologia e bioquímica no esporte e atividade física. Seus principais objetivos são: aumentar o desempenho físico, desportivo e evolucional do atleta.

No caso do corredor, um plano alimentar individualizado é fundamental. E os cuidados com a alimentação antes, durante e após corrida requer atenção devido:

– equilíbrio nutricional adequado;

– melhora da recuperação pós-treino;

– suporte para um desempenho máximo (treinos de tiro, RP, pódio);

– diminuição da ação de radicais livres produzidos no exercício;

Anúncios

– evita perda de massa muscular;

Os cuidados necessários serão traçados sempre com a individualidade e objetivo de cada corredor, consequentemente com a planilha de treino, e por último um estudo da prova de corrida que o atleta participará!

Dicas:

  1. manter uma alimentação equilibrada, balanceando vitaminas, minerais, fibras, gorduras e hidratação.
  2. não praticar treino em jejum e/ou jejum intermitente sem a orientação de uma nutricionista.
  3. não fazer uso de suplementos alimentares e/ou protéicos sem a prescrição de uma nutricionista.
  4. não fazer uso de consumo em excesso de proteínas sem orientação.
  5. consumo exagerado de carboidratos ou redução de carboidratos sem orientação.
  6. consumo adequado de hidratação.

Essa dicas podem evitar que o atleta se prejudique nos treinos e em provas, que passa a ter dificuldade para alcançar seu objetivo, com queda de rendimento e pouca recuperação após a sessão de treino.

Tatiana Gabanela

Tatiana Gabanela

Deixe me apresentar e falar um pouco de mim. Meu nome é Tatiana Gabanela sou nutricionista Esportiva e Clínica Funcional, tenho especialização em Saúde da Mulher no Climatério e sou pós-graduada em Fitoterapia Funcional. Atuo em dois consultórios, um voltado à clínica com atendimentos de Síndrome Metabólica (obesidade, hipertensão, diabetes mellitus, dislipidemias e problemas cardiovasculares), e no outro voltado à esportes.Agora vamos ter um encontro quinzenal sobre Nutrição!

Deixe um comentário