Preparação psicológica na corrida

A Preparação Psicológica no Esporte é um passo decisivo para atingir o objetivo nas corridas

É muito comum um corredor estar no auge da sua capacidade física, ter domínio das partes técnicas e táticas da modalidade que pratica e não obter sucesso na prova que ele e o treinador colocaram como objetivo principal. O que faltou para ele atingir esta meta?

Neste caso, a falta de uma preparação psicológica adequada para este momento foi crucial para ele não atingir o objetivo final. Sendo o cérebro o “gerente” das nossas ações, o fato dele não estar “treinado” para lidar com a pressão interna e externa gerada pela competição, e para controlar ansiedade, raiva, medo, frustração e outros sentimentos, certamente o rendimento do atleta cairá e todo um trabalho pode ser jogado fora por falta de um treinamento psicológico.

Ainda visto com preconceito no mundo esportivo, a presença de um Psicólogo Esportivo numa comissão técnica de uma equipe de alto-rendimento e nas assessorias esportivas é de extrema importância, tendo a função de detectar como o(s) atleta(s) reage(m) diante de uma situação desafiadora e trabalhar, em conjunto com os demais membros da comissão técnica, na melhoria dos pontos fracos e aperfeiçoamento dos pontos fortes do corredor.

Da mesma forma que encontrar o pace ideal, corrigir a técnica em exercícios educativos, o aprimoramento do fortalecimento muscular e do alongamento, a preparação psicológica deve ser priorizada, principalmente perto das competições, mentalizando cada parte do percurso para que o corredor entre confiante e relaxado antes da largada da prova.

Exercitar a mente também é treino. Saber o que deve ser feito durante a prova ou num treino desafiador para colocar em prática tudo que foi treinado com as capacidades físicas de Resistência, Força, Velocidade e Flexibilidade é fundamental para o corredor. Por isso, não deixe de reservar alguns minutos na véspera da competição para treinar a mente e, de preferência, com a orientação de um Psicólogo Esportivo.

Anúncios

Deixe uma resposta