Regras de postura nas corridas de rua

Como em qualquer atividade social, a corrida de rua também tem algumas regras que devem ser seguidas. Vale ressaltar que tais regras partem do bom senso de quem está correndo. Não há um manual, mas nós, que corremos devemos levar para a rua os conceitos de respeito que aprendemos em nosso lar e no convívio com nossos amigos e colegas de trabalho.

Vamos ver algumas?

1. Não atropelar

Preste muita atenção a cada passo durante todo o percurso da corrida. Sempre tem alguém na sua frente, ao seu lado e atrás de você. Você nunca vai estar sozinho, principalmente nos primeiros quilômetros. Respeite os outros corredores.

2. Não cuspir sem olhar

Sempre que você for cuspir ou jogar fora a água que você bocejou, cuidado com os corredores que estão a sua volta. É desagradável alguém receber uma cusparada….

Anúncios

3. Não atirar o copinho sem observar

Nunca atire o copinho ou o sachê que você utilizou, para qualquer lado e de qualquer jeito. Há sempre alguém chegando perto de você.

4. Não precisa gritar para passar

A coisa mais desagradável é quando um corredor fica gritando para que outro lhe de passagem. Respeite o limite das outras pessoas. Quem corre para chegar em primeiro, larga junto a elite.

5. Não jogar os detritos no vão da rua, procure sempre a lixeira ou no meio fio.

Jogar o lixo no lixo, essa deve ser a regra de respeito ao espaço público. Lembre: a cidade também é sua!!!

6. Nunca pare de repente

Se você está correndo e sentir que precisa parar, sinalize para a direita, diminua a velocidade e depois sinalize que vai parar. Parar de repente no meio da rua pode provocar acidentes.

8. Ao ultrapassar observe se a sua velocidade esta adequada para a ultrapassagem

A lei máxima da Física estabelece que dois corpos não pode ocupar o mesmo lugar. Isso se aplica também para as corridas. Por isso, procure calcular o tempo de ultrapassagem, de acordo com a velocidade e posição dos corredores a sua frente e ao seu lado.

9. Sempre procure fazer a ultrapassagem pela direita

Outra regra importante, advinda da regra de trânsito: procure sempre ultrapassar pela direita.

10. Tenha sempre uma palavra de incentivo

A corrida de rua é um esporte individual, mas ao mesmo tempo ele pode ser coletivo. Procure sempre deixar uma palavra de incentivo para alguém que venha atras, entre os últimos ou que venha com dificuldade.

Quando a ajuda é bem vinda

11. Se você não busca o primeiro lugar, sempre ajude alguém que você ache que sua companhia, mesmo que seja por 100 ou 200 metros, é fundamental para elevar a alto estima de quem está ao seu lado.

Respeitar os limites do parceiro que está ao seu lado é um ato de humildade e também de coragem. Muitas vezes um corredor que está com dificuldade, está precisando de uma palavra ou ato de incentivo, então, oferecer correr ao lado, é um comportamento que deve ser incentivado.

12. Grandes corredores ajudam os pequenos corredores, os corredores mais velozes devem ajudar os corredores mais lentos. Você não sabe da vida dele.

Normalmente o(s) último(s) quilômetro(s) são os mais difíceis. A melhor ação para aqueles que já cruzaram a linha de chegada e já pegaram o seu troféu é oferecer um pouco do seu esforço, acompanhando os retardatários a cruzarem a linha de chegada.

Correr, além de fazer bem para o corpo, faz bem para a alma e eleva substancialmente a alto estima!

Vamos correr!!!

Deixe uma resposta